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Estrutura do Projeto

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

 

O  modelo a seguir deve ser observado pelos candidatos inscritos no Processo Seletivo 2012 do Curso de Pós-Graduação  - Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação - UFG/CAJ,  na   elaboração   do   anteprojeto de pesquisa (com máximo de 10 laudas – incluindo referencias bibliográficas).

Antes de apresentarmos a estrutura do projeto, recomendamos que os candidados configurrem seu documento da seguinte forma:

 

a) Fonte Times New Roman, 12;

b) Para citações recuadas (com mais de tres linhas), utilizar fonte 10;

c) Primeira linha dos parágrafos com recuo de 1,25cm;

d) Parágrafos justificados;

e) Títulos em negrito e caixa alta, fonte 12;

f) Espaçamento entre linhas 1,5cm;

g) Espaçamento simples nas citações recuadas;

h) Trabalho paginado;

i) O tamanho de página deve ser A4;

j) Margens devem ser: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita: 2cm.

 

Todas as referências bibliográficas no corpo do texto deverão observar  as normas da ABNT (autor, ano, página). A         estrutura           básica              de        projetos de monografia, no curso de especialização proposto compreende elementos pré-textuais, textuais e  pós-textuais.

 

Estrutura

Elementos

 

Pré-textuais

 

Folha de rosto (obrigatório)

Resumo na língua vernácula (obrigatório)

Lista de abreviaturas e siglas (obrigatório)

Sumário (obrigatório)

 

 

 

Textuais

 

Introdução (obrigatório)

Objetivos (obrigatório)

Justificativa (obrigatório)

Metodologia da pesquisa (obrigatório)

Desenvolvimento do trabalho (obrigatório)

Referencial teórico (obrigatório)

Cronograma (obrigatório)

 

Pós-textuais

Referências bibliográficas (obrigatório)

Anexo(s) (opcional)

 

 

 

 

1 - Folha de rosto: esta página deverá trazer os dados principais do trabalho apresentado, quais sejam: identificação da instituição; identificação do programa a que se destina o projeto; nome do autor; título do projeto; linha de pesquisa; local e ano.

2 - Resumo: Para o conteúdo do resumo, apresentamos os critérios que serão utilizados na avaliação dos projetos: 1) apresentação do problema e da justificativa da pesquisa; 2) apresentação do objetivo da pesquisa; 3)sua base teórica, com citação dos principais teóricos; 4) descrição objetiva da metodologia da pesquisa; 5) apresentação dos resultados esperados da pesquisa.  Este resumo deverá ter entre 200 e 300 palavras. Para fazer esta verificação, utilize o recurso “Contar palavras”, disponível no Word.   Palavras-chave: indicar três palavras-chave, separadas por (;), após duplo espaço do resumo.

3 - Lista de abreviaturas ou siglas: aqui devem ser listadas todas as siglas utilizadas no corpo do trabalho. Ex:  MEC – Ministério da Educação e Cultura.

4 - Sumário: Nesta página aparecerão todas as partes do trabalho apresentado, com a devida localização de página.

5 - Introdução: neste espaço apresenta-se o trabalho, sua temática e o problema, bem como as partes que o compõem.

6 - Objetivos: o trabalho investigativo sempre tem um objetivo geral. Este deve ser claro, de modo a esclarecer o leitor quanto ao propósito do texto. Já os objetivos específicos, são eles que encaminharão a investigação. Normalmente um trabalho monográfico apresenta apenas tres objetivos específicos, que deverão ser, ao final da pesquisa, respondidos nas considerações finais.

7 - Justificativa: todo trabalho de pesquisa merece uma justificativa, ou seja, só tem sentido se pode ser justificado, tanto do ponto de vista da sua relevância científica quanto do ponto de vista de sua importância social.

8 - Método ou metodologia da pesquisa: aqui define-se a metodologia ou explicita-se o caminho metodológico a ser seguido para que os objetivos definidos possam ser atingidos em função do problema a ser respondido.

9 - Referencial teórico: convém lembrar que não é o mesmo que revisão bibliográfica. O referencial teórico é a base da pesquisa, sem o qual não seria possível a realização de uma investigação. É com base no referencial teórico adotado que os dados da pesquisa serão analisados e discutidos no decorrer do texto. Esta construção é uma das mais demoradas, visto que precisa trazer posições teóricas sobre a problemática apresentada.

10 - Cronograma: Deve responder às perguntas: quando o trabalho será feito, em quanto tempo. Deverá aparecer no cronograma cada etapa da pesquisa, desde a construção do referencial teórico até a conclusão e apresentação da pesquisa.

11 - Referências bibliográficas: relacionar todos os títulos utilizados na feitura do texto e citados no mesmo. Aqui não poderão ser esquecidas referências feitas no corpo do trabalho.