Topo 2015 novo

Linhas de Pesquisa

1) Gestão, Organização Escolar e Trabalho Docente.

A organização da escola, a formação de professores e a identidade docente. Os processos de formação de professores e projetos de formação continuada na rede oficial de ensino (rede pública estadual e municipal). A gestão escolar democrática, concepções de gestão e organização da escola sob uma perspectiva inclusiva. Projeto político-pedagógico coletivo e o trabalho do professor.

2) Estado, Sociedade, Políticas Públicas e Financiamento da Educação.

As relações entre Estado e Sociedade, Políticas Públicas e Financiamento da Educação; Os impactos das políticas educacionais definidas por organismos nacionais e internacionais no âmbito do espaço escolar e os reflexos sobre as bases do financiamento público da educação; Análise das correlações existentes entre o processo de globalização e políticas públicas. A atuação do Estado sobre os sistemas educacionais, o desenvolvimento das instituições educativas formais e não formais. As diferentes abordagens sobre Educação e diversidade e escola inclusiva.